quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Casar é assim para: Marcela Pontes | Decoração (Parte 04)

Oi!

Hoje tem mais um post da série

 Marcela Pontes
(Decoração)
Você pode ler tudo desde o começo aqui, aqui e aqui!!!

---♥---

3.     SEMANA  E DIA DO EVENTO:
10.1 Confirmação e coordenação dos fornecedores:

Acreditem: tudo pode acontecer. A decoração envolve MUITOS fornecedores. E aí é que começa o stress: a execução da decoração depende dessas pessoas para tudo dar certo. Foge de você, entende? Você tem que coordenar todo mundo para que todos cheguem no horário combinado, para que todos entreguem os produtos, para que tudo funcione como você projetou.
Minha dica para os futuros decoradores: contrate fornecedores de confiança, com nome no mercado, que você tenha referências. Alguns deles podem até ser mais caros, mas você evitará aborrecimentos futuros. NUNCA COMPREM O BARATO QUE SAI CARO.

 Ainda assim, tem fornecedores que ficam sem atender telefone, outros que não respondem e-mail, outros que atrasam e por aí vai.

É um stress absurdo e a A RESPONSABILIDADE É EXCLUSIVAMENTE DO DECORADOR! Se o fornecedor de móveis não aparecer, você tem que se virar para o evento acontecer. Se o florista não aparecer, você tem que dar um jeito de arrumar arranjos florais. TUDO ISSO faz parte do trabalho do decorador! Se o cliente chegar na festa e não ver o toldo que tinha no projeto (e pelo qual ele PAGOU), ele vai cobrar do DECORADOR.



10.2 Transporte de peças para o local do evento

Você vai juntando todas as peças daquele evento no seu escritório (ou depósito, galpão, etc) e chegado o dia do evento tem que colocar tudo no seu carro (ou pagar um frete com caminhão) para levar ao local do evento. É um tal de encaixota daqui, etiqueta dali, forra com jornal, plástico bolha e por aí vai...

Aí chega no local do evento, tem que tirar tudo do caminhão, desencaixotar, desforrar, separar. Por menor que seja o evento é sempre muita coisa.

Isso sem contar nas coisas que sempre tem que levar: como tesoura, pistola de cola quente, fita, ferro e por aí vai. Esses itens já não saem do meu carro haha


10.3 Cronograma da montagem

O decorador tem que ter consciência de que no dia do evento precisa MUITO da equipe. Pra isso, tem que montar o cronograma da montagem respeitando e identificando as habilidades de cada membro do staff. O cronograma deve ser montado de acordo com o prazo que o decorador tem para montar o evento.


O cronograma deve ainda conter detalhes como horário de alimentação da equipe.


10.3 Montagem

Essa é a parte que todo aquele seu projeto que você pensou durante meses vai começar a tomar forma. É muito bacana ver tudo começar a ficar pronto do jeitinho que você pensou.

É uma etapa da decoração que exige MUITA organização, agilidade e sagacidade. Afinal, imprevistos podem acontecer, e você tem que pensar rápido para resolver.

Querem um exemplo? Um decorador conhecido meu me disse certa vez que estava com a decoração pronta para entregar, quando um vento muito forte destruiu tudo, inclusive o BOLO DO CASAMENTO.  Ele não teve tempo para lamentar. Imediatamente começou a tomar as medidas cabíveis: ligou para uma fornecedora de bolo pra ver se ela tinha no atelier um bolo sobrando, mandou a equipe recolher tudo o que tinha quebrado, ligou para o escritório e mandou um funcionário levar ao local umas peças do acervo. No final, deu tudo certo.

10.4 Limpeza

Durante a montagem pode acontecer do florista deixar folhas e pedaços de caule espalhados,podem sobrar caixas, plásticos, enfim...essa é a etapa em que ocorrerá a limpeza geral do local. É claro que durante a montagem, para adiantar, o ideal é já deixar o lixo num saco grande e o florista de tempos em tempos recolher a sobras.
 


10.5 Supervisão Geral e entrega da decoração

Nessa etapa o decorador (ou alguém da equipe) percorre todo o salão para verificar se está tudo no local, se não tem algum objeto perdido no salão, é a última etapa antes de entregar a decoração para o cerimonialista ou a quem o cliente determinar. É claro que se a mesma pessoa (ou empresa) está fazendo a decoração e o cerimonial, não há entrega de decoração né? rs..

Site: www.marcelapontes.com.br
Nós dois no altar (http://nosdoisnoaltar.com.br/)
FanPage (www.facebook.com/nosdoisnoaltar

---♥---

Ufaaaa....! Evento pronto!!
Mas ainda não acabou, semana que vem tem mais um post falando do pós-evento!! 

Beijos,
Gábi

4 comentários:

  1. Muito bom saber dessas coisas!!!

    Bjusssss

    http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essas dicas...

    Super importantes!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Dicas perfeitas!!!!!!

    beijão
    amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Gabi! Dicas muito boas. Já casei, mas vale para as festas que organizo. Acho lindo festas ao ar livre, mas quando penso no clima, na temperatura, na possibilidade de chuva, vento... Isso o que aconteceu com o bolo, por exemplo... Hmmm... Beijos, Paula

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...