quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Casar é assim para: Marcela Pontes | Decoração (Parte 05)

Olá!

Hoje tem o penúltimo post da série
 Marcela Pontes
(Decoração)

Não viu os primeiros posts? Então clique aqui, aqui, aqui e aqui para saber tudo sobre Decoração!!!

---♥---

APÓS O EVENTO
11.1 Verificação do material
O primeiro passo quando o decorador ou alguém da equipe volta ao local é separar e verificar o material da decoração. Às vezes há alguma perda ou quebra e isso tem que ser verificado na hora e mostrado a quem de direito na hora também. Ou então você recolhe tudo e depois é a palavra de quem estava no evento contra a sua.
11.2 Desmontagem
Tira tudo, separa tudo, recebe os fornecedores para buscar os produtos deles, encaixota o que vai voltar pro escritório. Nessa hora parece que acontece o fenômeno da multiplicação de peças. É material que não acaba mais :-O
11.3 Transporte
Todo o trabalho do transporte de antes do evento, só que ao contrário ;-)
12.COBRANÇAS E RESSARCIMENTOS
Aí quando você acha que aquele evento acabou, na segunda-feira é hora de contabilizar todas as perdas/quebras e, infelizmente, cobrar do cliente , intermediar a relação clienteX fornecedor e por aí vai.


 CONCLUSÃO
PORTANTO, pra finalizar algumas conclusões:
1)    Aquela pessoa que ajuda a montar a mesa de doces no dia do evento é ASSISTENTE e está ali somente para participar da EXECUÇÃO. Essa pessoa não é decoradora. O decorador é quem faz tudo isso que listei acima e muito mais! Ele que é a cabeça de todo esse longo processo.

Afinal, se der qualquer coisa errada o decorador vai responder SOZINHO. O assistente que montou a mesa de doces não vai lá se responsabilizar, tirar dinheiro do próprio bolso, etc.  O assistente não captou o cliente, não fez  o orçamento, não fez o projeto, não  fez visita técnica, não comprou muito menos transportou material, não ficou gastando gasolina e nem passando noites em claro por causa do projeto.

Por que ele só quer se denominar decorador se tudo der certo e se a decoração ficar bonita??? Não é justo.

Digo o mesmo para o assistente que está trabalhando na montagem e dá palpites. Se o decorador for um bom líder, cabe a ele ouvir e aceitar a sugestão ou não. Entretanto, que fique claro: o assistente não é o decorador. Ele não criou nada!!! Ele teve APENAS uma sugestão sobre o que o decorador JÁ HAVIA CRIADO MUITO TEMPO ANTES!!! Entenderam a diferença??

É claro que todo decorador depende muito de sua equipe e deve a ela ser muito agradecido, mas cada um com sua função e com seu grau de importância.


2)    Pra quem ainda não tinha noção,agora sabe um pouco do trabalho de um decorador. Portanto, meninas, não subestimem esse trabalho querendo pagar preço de banana, porque o processo é muito trabalhoso e exige muita responsabilidade. Entretanto, não estou falando pra ninguém contratar  algum profissional só por causa do nome (etiqueta) ou porque cobra preços extorsivos. Procurem profissionais na cidade de vocês que tenham um preço justo e digno. De um profissional que não se valoriza, vocês não vão poder exigir e esperar muito.


3)    Para quem está pensando em entrar na profissão: não tem glamour, nem luxo. As flores, velas, sousplats e garrafinhas só aparecem praticamente nas últimas etapas, lá na montagem. É um processo de MUITA ralação, que exige sobretudo boa administração, responsabilidade, muito equilíbrio emocional e boa condição física. Pessoas que não gostam de ser criticadas ou contrariadas o mercado da decoração não é a praia delas.

É isso, minha gente. Espero que vocês tenham gostado. Fiz esse post com muito carinho e cautela para mostrar a realidade de um processo de decoração. Muitos acham que é só colocar gérbera na garrafinha e doce na forminha. Outros  acham que decorador vive alienado num mundo cor de rosa  sem problemas. Outros acham que decorador ganha muito dinheiro apenas pra se divertir . Gente, como viram no post, não é NADA disso. 



É muita ralação e só quem AMA MUITO O QUE FAZ (graças a Deus meu caso) consegue ir adiante na profissão.

 

Qualquer dúvida, é só escrever para: contato@marcelapontes.com.br

Beijocas
Marcela Pontes
Site: www.marcelapontes.com.br
Nós dois no altar (http://nosdoisnoaltar.com.br/)
FanPage (www.facebook.com/nosdoisnoaltar


---♥---

Genteeeeee.....demais essa série de posts sobre decoração que a Má fez pra gente, né? Foi muito esclarecedor! 
Adorei Má, muito obrigada pela paciência e carinho com o "Casar é assim". 
Na semana que vem vou postar fotos de eventos que a Marcela executou lindamente! Aguardem que vocês verão muita criatividade e beleza!!!

Beijos!
Gábi

6 comentários:

  1. Nossa, que post esclarecedor..
    Realmente, a gnt vai conversando com algumas noivinhas, e todo mundo quer pagar super barato, e exigir um monte..Ai não dá né? Não há decorador que aguente!rsrs

    Beiijinhos
    www.cardapiododia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. E essa parte de verificar se o material ta inteirinho da um nervoso né?
    eu usei xícaras e bules, que minha mãe ganhou no casamento dela da decor, outros q eram da minha bisavó.
    Fiquei tensa para saber se tudo voltava inteirinho, pq festa e festa né?
    mas deu tudo certo e minha decoradora, embalou tudo super bem na volta também.

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oiii

    adoro esses posts e salvo todos... as dicas s1ao incríveis e ajudam a planejar da melhor forma possivel para evitar stress


    amo

    bjinho
    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei esses posts!!! Super explicativo e mostra como é trabalhoso organizar uma festa!!!


    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Well, isso me fez pensar que vai sobrar pra mim! Minha amiga noiva não contratou decorador, e nem pretende =\ espero que dê tudo certo!! rs

    http://asmelhoresamigasdanoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa série de posts sobre decoração, parabéns!!! òtimas dicas!!!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...