quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Casar é assim para: Marcela Pontes | Decoração (Parte 02)

Oi!
Iniciamos na semana passada o:

  Marcela Pontes
(Decoração)

 (veja o primeiro post aqui). Hoje ela vai nos contar mais um pouquinho do assunto, pontuando o passo-a-passo dessa jornada =)

---♥---

1.     Conversa inicial com os noivos
a)    Reunião para conhecer o estilo do cliente. Sim, pra mim isso é fundamental e cada projeto deve ser personalizado . Eu como decoradora tenho uma assinatura, mas ESTILO quem tem que ter é o cliente e eu tenho OBRIGAÇÃO de captar esse estilo, embora às vezes seja bem difícil, porque nem o próprio cliente sabe do que gosta ou não gosta, mas eu tenho que descobrir.


b)    Levantamento de quanto o cliente pode investir  na decoração. De nada adianta eu elaborar um projeto com um montão de coisas caras se o cliente não pode (ou não quer) pagar por aquilo. Como trabalho mais com casamentos, tenho que tomar MUITO esse cuidado para não gerar expectativas e depois frustrar as noivas. Deus me livre de ver uma noiva minha triste!!

2.Visita técnica

É a visita que faço ao espaço onde irá acontecer o evento.  Meço o que tenho que medir, faço as perguntas que tenho que fazer. Enfim, pego todas as informações para elaborar um projeto.



3.     Elaboração do pré-projeto
É o rascunho do projeto, já pensando no espaço e com as informações que tenho da conversa inicial. Anoto o mobiliário que penso em colocar, as peças, já vou pensando nos arranjos florais, no paisagismo, na iluminação. Enfim, não é esse o projeto que será executado no dia, mas ele é bem importante porque ele vai servir de norte pra todo o processo de execução e pra elaboração do pré-orçamento.

4.     Pré-orçamento e depois orçamento

Com o pré-projeto em mãos, vou começar a orçar as coisas, pra depois passar pros noivos e eles aprovarem. MUITO CUIDADO para montarem o pré-orçamento, que depois vai virar orçamento. Coloquem todos os detalhes. Esse orçamento vai ser válido até o fim. Se o decorador errou ao fazê-lo, paciência. Vai ficar com o prejuízo. Só não pode cobrar do cliente, que não tem nada a ver com seu erro.



5.     Reserva
Os noivos aprovando o orçamento, começo a reservar/agendar todo o mobiliário, peças, pista de dança, toldo (se houver), florista, toalhas e toooooodos os demais itens que envolvem a decoração. Essa etapa exige muita responsabilidade e administração. Afinal, todos esses profissionais/empresas exigem sinal ($$).Então tenho que ter MUITA organização para guardar todos os contratos desse evento e administrar o $. Tem noiva que prefere pagar diretamente ao fornecedor e depois me passar o comprovante. Vai de como o cliente prefere mesmo.

---♥--- 

E na semana que vem tem mais! É interessante saber quanta coisa tem por trás da decoração de um evento, né? Espero que estejam gostando de toda essa bagagem que estamos passando pra vocês!

Beijos,
Gábi

6 comentários:

  1. Dicas maravilhosas de quem entende bem do assunto!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas!

    Bjusssss

    http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. São coisas básicas, mas infelizmente ainda há cerimonialistas e decoradoras que as deixam de lado. Montar um projeto do salão é muito importante pros noivos conseguirem visualizar sua festa! Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Adorei!!! =)

    beijão Gabi
    amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tem que planejar muuuito, né Gábi? Beijão!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...