quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Casar é assim para: Raoní Aguiar | Fotografia (Ensaios apaixonados)


Oi!

Hoje na série "Casar é assim para:" nós vamos saber um pouquinho mais sobre Fotografia! Quem vai nos contar um pouco sobre essa arte é o Raoní Aguiar, fotógrafo e marido da nossa amiga blogueira Rebeca do "Agora vamos casar", ela eu conheci pessoalmente quando fui ao Rio, muito fofa =) 
O mais legal é que essa coluna do blog está cheia de bons amigos, né?
Vamos ler o que o Raoní escreveu com tanta dedicação, assim como ele faz no seu trabalho, fotografando casais e famílias lindas por aí???


Raoní Aguiar

(Fotografia)

 ---♥--- 

Oi, leitoras do Casar é assim! Sou Raoní Aguiar, fotógrafo, e estou estreando nesta coluna! :)
Estou muito feliz de poder falar um pouquinho sobre fotografia aqui.
Vamos conversar sobre ensaios apaixonados. Começando pela questão mais óbvia: por que fazer um ensaio? Você provavelmente tem uma câmera e sabe usá-la.  Isso deveria bastar, não? Só que quando você abre aquela pasta de imagens do computador e repara bem, ela está cheia de fotos em mesas. Seja de barzinho, restaurante, aniversário... E sempre tem aquela “Coca-cola” estourada pelo flash em primeiro plano, certo? Está bem. Não são absolutamente todas em mesas. Aposto que tem umas de vocês em paisagens bonitas sim. E todas self-portrait com aquele bração! Rsrs! Falando sério. Em resumo, fazer um ensaio é uma oportunidade de criar um acervo pessoal de boas fotos. Imagens com grande qualidade, nitidez, onde a luz foi devidamente calculada, com ângulos e poses que valorizam o que vocês têm de mais bonito... Funciona da mesma forma que antigamente, quando contratavam um pintor para fazer um quadro da família. Só que agora você contrata um fotógrafo, que utiliza o seu olhar para criar várias imagens lindas do casal. 

Falando especificamente de casamento, existe outro bom motivo para se fazer um ensaio antes do grande dia, principalmente para os noivos mais tímidos. Estou falando da relação fotógrafo-noivos. Encontrar e conhecer na prática o fotógrafo que estará com vocês no casamento ajuda muito a tirar aquela insegurança natural de quem não está acostumado a ser fotografado e cria uma relação mais próxima com o fotógrafo. Sendo assim, quando chega o dia do casamento, ter alguém com uma câmera apontada para você não é mais uma novidade, além de você já conhecer quem está por trás dela. 



Quanto ao tema, ensaios a céu aberto são os que mais são feitos. Em um belo jardim, com olhares românticos, beijos, paisagens... Sem dúvida isso fica muito bonito. Você deve ter percebido que suas fotos com celular ficam muito melhores de dia do que de noite. Fotografar é pintar com luz. E, durante o dia e em um ambiente descoberto, luz é o que não falta. O cenário rural, com árvores, gramados e flores, é excelente para fotografia porque preenche e compõe as cenas de uma forma suave, colaborando com a beleza da foto, mas ao mesmo tempo sem competir com o mais importante: os modelos. E além disso, é de graça! 
Para não ficar tudo parecido, vale muito a pena levar alguns acessórios para a sessão de fotos. Por exemplo, montar um pic-nic no meio de um gramado, além de embelezar o trabalho, ajuda em muito o casal por estimular a interação. Ficar na frente de uma câmera pode não ser tão simples para os mais contidos, mas se há um bule com chá para ser servido, ou um cookie para ser oferecido, o problema está resolvido para quem não sabe o que fazer com as mãos. Balões, quadros-negros, bolhas de sabão, cestas de flores, bicicletas... são todos bem vindos. Não se esqueça de conversar com o fotógrafo a respeito da produção do ensaio. Normalmente levar esses acessórios é trabalho do casal. Acreditem, quanto mais o casal se dedica e se envolve com o ensaio, mais bonito e sensacional o resultado. 








Mas se você for absolutamente urbana, nunca morou em casa ou fez um pic-nic e tem alergia e nojo de todas as 1 milhão de espécies de insetos já catalogadas, o que fazer? Os cenários urbanos também são excelentes cenários para ensaios. Paredes com grafites de coloridos gritantes, vielas estreitinhas, metrôs... Imaginem uma avenida com muitos faróis e movimento de massa de pessoas. A inclusão de transeuntes nesse caso é mais do que  desejada. 




Agora, se você não se identifica com nenhum desses cenários, tem vergonha de ser fotografada na frente de estranhos e é absolutamente caseira, na minha opinião, você pode fazer o mais legal! No abrigo da sua própria casa, existem infinitas possibilidades. Estão pensando em fazer um super bolo? Ou em pintar o apartamento novo? Ou brincar com os filhos na banheira? Por que não guardar esses momentos de verdadeira cumplicidade? Ensaios em casa ficam fora de olhares desconhecidos, com a cara do casal e diferente de qualquer outra estória. É a oportunidade de registrar o seu mundo de verdade. Seja qual for o cenário escolhido, ser tema de um ensaio é uma experiência muito gostosa. Normalmente o custo é baixo e deixa a oportunidade de reviver uma fase da vida especial sempre que quiser. Acima de tudo, espero ter inspirado vocês.

Um grande abraço e até breve!




Raoní Aguiar : www.raoniaguiar.com.br

 ---♥--- 

Muito bacana, né??? Quem aí ficou com vontade de fazer um ensaio a-g-o-r-a??? rsrs..
Raoní, obrigada pela participação!
Mas não pensem que acabou, o Raoní vai voltar pra falar sobre mais alguns cliques, não percam =)
Beijos,
Gábi


             

8 comentários:

  1. As fotos estão lindas e as dicas são ótimas também. Adorei a última;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Fotos lindas, adorei todas!

    Bjs

    http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que legal ver o Raoní por aqui!!! Fico muito feliz!!! Um beijão.

    ResponderExcluir
  4. Fotos lindas, trabalho lindo!!! Parabéns ao Raoní!!!

    beijao Gabi
    amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. As fotos do Raoní são lindas!!!!!

    Um beijo!
    Jéssica
    neurasdeumanoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Lindas fotos!!!! Trabalho excelente!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Lindas fotos!
    beijocas e bom fim de semana! :)

    ResponderExcluir
  8. Lindas fotos e excelentes dicas ...bjo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...