quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Casar é assim para: Raoní Aguiar | Fotografia (Festa)

Oi gente!

Hoje é o último post do Raoní Aguiar na coluna "Casar é assim para:".... e não deixa de ser  esclarecedor e com ótimas dicas como os outros dois que vocês podem ler aqui e aqui, quando ele falou sobre Ensaios Apaixonados e Cerimônias.

Vamos ver as dicas de hoje? O assunto é: Festa!!!


Raoní Aguiar

(Fotografia)

---♥--- 
Oi, leitoras! Estou de volta aqui na coluna “Casar é assim para...”! Já falei nas semanas anteriores sobre ensaios apaixonados e a cerimônia e agora volto para falar do fechamento do grande dia: a festa!
Finalmente chegou o momento de comemorar, agora que você já sabe que tudo deu certo. Ou se não deu, também não faz mais diferença. Afinal de contas, você acabou de ouvir um “sim!” de quem mais importa, certo?
Hoje vou dar algumas dicas que podem ajudar nesse momento tão divertido e espontâneo do casamento. Quero que saibam que eu (assim como meu trabalho) não sou muito tradicional e acredito que alguns protocolos possam ser quebrados, se com isso tivermos um evento com mais significado e sentimento.
Vamos às dicas!
Pós-cerimônia: Aproveitem o intervalo entre a cerimônia e a recepção. É nessa hora que os convidados vão se deslocar para o local da festa, ocupar seus lugares e beliscar alguma coisa enquanto esperam para a entrada dos noivos, ou seja, essa é uma boa oportunidade de fazer as fotos posadas e de comer. As fotos posadas do casal depois da cerimônia funcionam como um mini ensaio e costumam ser bem rápidas, mas deixam um lindo registro do casal em um momento reservado, ainda tomados pela emoção da cerimônia. Serão as primeiras fotos de vocês casados! Depois disso, comam. Dificilmente conseguirão comer durante a festa, pois todo mundo vai querer falar com vocês assim que sentarem. Além disso, fotografia de gente mastigando não costuma ficar boa.

Brinde: Os noivos brindam com os fotógrafos ou com os convidados? Se for com os fotógrafos, estou sempre cometendo a gafe de estar sem copo nessa hora! Rsrs Já repararam que quase ninguém participa do brinde? Parece que ele virou um protocolo que os noivos cumprem, alguém fotografa e, no álbum, fica a prova de que eles não esqueceram do brinde. Gente, o brinde é para os convidados! É na hora de erguer a taça que todo mundo faz o desejo de saúde e prosperidade ao casal, portanto, brindem de verdade com seus convidados e deixem que seu fotógrafo faça o trabalho dele de registrar da maneira mais linda possível essa homenagem das pessoas queridas.
Não percam tempo: Uma coisa é certa sobre a festa e peço que acreditem em mim: ela passa num piscar de olhos. A nossa percepção do tempo quando estamos verdadeiramente tomados de emoção faz com que o tempo corra impressionantemente rápido. Com isso vem a principal dica que posso dar sobre a festa: lutem para que as formalidades não ocupem muito do precioso tempo de vocês. Trazendo esse racioncínio para a fotografia, por mais que ter fotos com todos os convidados seja uma idéia ótima, passar de mesa em mesa para registrar todos as pessoas que compareceram vai ocupar tanto tempo da festa que não vale a pena, além de deixar vocês exaustos e com sorriso amarelo. Posso perceber em todos os casamentos que já fui que a maioria dos convidados acaba tomando a iniciativa de procurar os noivos para cumprimentá-los. Essa é a oportunidade que o fotógrafo terá para fotografar você com o seu convidado. Caso faça muita questão da foto com essa pessoa específica, dê uma olhadinha para o seu fotógrafo, que provavelmente estará logo ao seu lado, e ele registrará esse momento. Se o seu convidado não for procurá-la para cumprimentá-la, bom...talvez ele nem fosse tão importante assim.

 

Checklist: Um costume legal que alguns fotógrafos têm é o de mandar um checklist de fotografia antes do casamento para que os noivos preencham. Entendam que não é para combinarem uma foto específica, tipo “quero uma foto igual a essa”, pois não estamos falando de uma situação controlada onde se possa garantir uma imagem. O checklist, no entanto, é ótimo para que o fotógrafo saiba dos acontecimentos programados para a festa, como se vai ou não jogar o buquê, acessórios de pista, balões, homenagens a convidados, flash mobs, varetas estrelinhas, etc. Também é por meio dele que vocês vão avisar ao fotógrafo sobre surpresas que ninguém sabe, tipo se o noivo vai resolver cantar “É o Amor” para a noiva. Rsrs Estando preparado, o fotógrafo poderá criar imagens mais interessantes do que se forem todos pegos de surpresa.
Tio chato bêbado: Fujam do tio chato bêbado. Não tem nada a ver com fotografia, mas se ele já era chato, imaginem bêbado.
Animação: Quer ter uma pista animada? Então não saia dela. As festas mais animadas são as que os noivos dançam o tempo todo. Vocês terão um magnetismo nesse dia que ninguém escapa e se estiverem empolgados e animados, todo mundo vai ficar também. É claro que assim que vocês abrirem a pista, as pessoas ficarão inibidas de dançar com vocês e farão aquela roda grande, onde vocês estarão sozinhos no meio. Mas peguem as pessoas pela mão, dancem com elas e naveguem pelos diversos grupinhos da pista que, antes de acabar a primeira música, já estarão todos mais soltos. Também são as festas mais animadas que rendem mais fotos divertidas e espontâneas!






 
Gente, foi um enorme prazer participar dessa coluna e falar um pouquinho do assunto que mais gosto, fotografia de casamentos e de casais. Queria acima de tudo que minhas dicas estimulassem vocês a pensar sobre a fotografia do grande dia e dos momentos especiais. Obrigado, Gábi, pelo convite. Adorei participar da sua coluna! Espero aparecer por aqui em breve. Um grande abraço!
 ---♥---  

Raoní, muito obrigada pela participação e por passar tantas dicas esclarecedores! Tenho certeza que são dicas valiosas vindo de um grande fotógrafo! 
Noivinhas, ficaram bem atentas, né??? =)

Para conhecer mais o trabalho do Raoní é só entrar no site dele: www.raoniaguiar.com.br 

Beijos,
Gábi

3 comentários:

  1. Fotos lindas, mostram bem esse momento tão divertido!!

    beijão
    amandocasandoedecorando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. As fotos do raoní são mesmo lindas! Bem expressivas.

    Um beijo!
    Jéssica

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...