segunda-feira, 17 de abril de 2017

Útero Septado e a minha cirurgia!

Oi pessoal, voltei! =)

Como comentei no post anterior,  no mês passado passei pela cirurgia de retirada do septo no meu útero (por casa dele eu tinha uma cólica anormal, um fluxo mais que intenso e poderia ter no futuro risco de aborto). Para acabar com todos esses problemas o ideal, pra mim, era fazer a Histeroscopia Cirurgica.

Mas antes de contar o que aconteceu vamos comentar o que é um útero septado rsrs...:

O útero septado é uma alteração congênita, que ocorre quando o útero está dividido em dois por uma 'parede', que dificulta o desenvolvimento do feto podendo causar aborto.

Essa divisão do útero pode ser parcial, no caso de útero septado incompleto, ou total, no caso de útero septado completo, e o seu diagnóstico pode ser feito através de exames como a ultrassonografia, por exemplo. O tratamento do útero septado é feito através de uma cirurgia chamada histeroscopia cirúrgica, procedimento em que se retira a parede que divide o útero em dois e impede a gravidez. (Link: https://www.tuasaude.com/utero-septado/)

(Foto: http://www.saudemedicina.com/utero-septado/)
E o que é a Histeroscopia Cirúrgica?
O tratamento do útero septado é feito através da retirada da parede que divide o útero em duas partes. Essa retirada é feita por meio de uma cirurgia chamada histeroscopia cirúrgica, onde um aparelho é introduzido através da vagina até o útero para a retirada do septo. Veja mais detalhes sobre este procedimento: Histeroscopia cirúrgica.
Esse procedimento é feito com anestesia geral ou raquidiana, dura cerca de 30 minutos a 1 hora, e a mulher pode ir para casa no próprio dia da cirurgia. No entanto, é normal que ocorram sangramentos vaginais por até 6 semanas depois da cirurgia, e normalmente é necessário tomar medicamentos para aliviar a dor e diminuir a inflamação no útero, além de antibióticos para prevenir infecções.
Os cuidados que devem ser tomados nas 2 semanas seguintes à cirurgia são evitar fazer esforços físicos, como pegar objetos pesados ou malhar, não ter contato íntimo e evitar tomar banho de piscina e de mar. Em caso de aparecimento de febre, dor, sangramento vaginal intenso ou corrimento com mal cheiro, deve-se procurar o médico. (Link: https://www.tuasaude.com/utero-septado/)
 E o que aconteceu comigo?
Nessa cirurgia é preciso introduzir liquido para a expansão do útero, e esse líquido foi pro meu pulmão, causando um Edema Pulmonar Agudo. Como eu estava com a anestesia eu não senti absolutamente nada enquanto acontecia a cirurgia e o susto da água no pulmão. Só mesmo quando eu fui voltando da anestesia (isso aos poucos e umas 8 horas depois de ter entrado pra sala de cirurgia) é que eu fui percebendo que eu estava entubada e na UTI.
Ficar entubada foi a pior sensação da minha vida. O que mais você quer e pede a Deus naquele momento é que retirem o tubo e você volte a respirar normalmente. Graças a Ele fiquei pouco tempo entubada, menos de 12 horas. O susto já tinha passado e permaneci na UTI por precaução e pra ser observada com os cuidados necessários naquele momento. Fiz bastante fisioterapia pros pulmões e fui me recuperando aos poucos.  
Um mês depois estou aqui, 100% recuperada!
E o útero está lindinho...coloquei o DIU para a cicatrização e não senti dor nenhuma (acho que o susto com o pulmão foi tão grande que até esqueci que tinha ido pro hospital por causa do útero.
A Histeroscopia Cirúrgica é simples (fui em diversos médicos antes de decidir fazer a cirurgia e entender como era esse processo), porém é uma cirurgia e tem os seus riscos. E eu acabei entrando para as estatísticas de que alguma coisa deu errada no meio do caminho rsrs...
Agradeço muito a toda equipe do Hospital e Maternidade Santa Joana que cuidou de mim com muita dedicação e carinho! 
E voltei....agora pra ficar!!!! rsrs...
beijos!!!
Gábi

5 comentários:

  1. Olá Gábi tudo bem???


    Nossa que susto!!! Ainda bem que no final deu tudo certo e agora tudo é história...


    Beijinhos;
    Débora.
    http://derbymotta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Menina quando li a parte em que vc ficou entubada, meu deu uma aflição, acho que entraria em pânico. Fico feliz pela sua recuperação, que alívio!

    ResponderExcluir
  3. Nossa dá agonia só de pensar nessas coisas, meu Deus!!! :(
    Mas graças á Ele você já está bem e recuperada. Fique bem!

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Gábi
    Menina que susto hein?!
    Ainda bem q vc n sentiu nd enqt o problema acontecia!
    N tinha conhecimento desse problema!
    Feliz que esteja bem!
    Bem-vinda de volta!

    Bjooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...