segunda-feira, 28 de maio de 2018

7 dicas para organizar sua viagem à Europa, que começa bem antes do embarque!

Oi gente!

O post de hoje é sobre a viagem só que não vou falar dos passeios, mas sim sobre organização!
Não contratei agência de turismo, planejei tudo sozinha com a ajuda da minha irmã que já tinha ido pra Zoropa e li muuuuitos blogs de viagens.


Com as pesquisas fui criando o meu próprio roteiro, quantos dias ficar em cada lugar, onde se hospedar, quais transportes pegar, como ir do aeroporto para o hotel, e assim por diante de acordo com as nossas vontades!

Bagagem
Como fomos no estilo mochilão, não despachamos mala nenhuma, até porque compramos vôos low cost Lisboa-Barcelona e Barcelona-Roma.  E esses vôos low cost só valem a pena se você não despachar mala nenhuma, porque cada despachada são alguns euros a mais, aí perde o sentido né? rsrs...
Então na hora de fazer o seu roteiro e comprar as passagens verifique as especificações de bagagens da cia aérea. 
Se o seu estilo de viagem é levar mala grande e pegar táxis, ok, despache! Mas se você vai de mochila e sabe que vai pegar ônibus/metrô/trem já adianto que é ruim andar com malas grandes pelas ruas de Barcelona e, principalmente, de Veneza!
Deixe um espacinho na mochila para algumas coisas que você queira comprar durante a viagem ou que precise comprar (como capa de chuva, por exemplo! rs..)

Hotéis
Partindo do ponto de que estávamos com mochila nas costas procurei hotéis próximos às estações de metrô ou trem!
Lá na Europa é muito fácil se locomover do aeroporto para o centro da cidade, então foi super tranquilo! Já saí do Brasil sabendo qual ônibus ou metrô pegar para chegar do aero ao hotel! Levei tudo anotado em uma agendinha de mão também, porque vai que dá pau no celular, né? (E deu! Agendinha me salvou!)

Dinheiro
Separei algumas notas pequenas para quando chegasse ao destino não precisasse trocar 100 euros no ônibus! rs...Se você não tiver como trocar compre um café no aeroporto para ter esses troquinhos!
Os valores dos hotéis eu levei em envelopes separados e já na quantia certa! Alguns passeios que eu queria muito fazer também levei o dinheiro separado (ex. Gôndola de Veneza! rs..).
Quanto separar por dia? Isso foi um tiro no escuro, mas segui alguns blogs que diziam mais ou menos de 50 a 70 euros por pessoa! Depende do dia, da fome, do restaurante e da comida típica que você quer experimentar!
Leve também o cartão de crédito por precaução, vai que você encontra uma loja da Bialetti em Lucca e quer voltar com uma cafeteirinha pra casa né! 

Passeios
Alguns passeios você precisa comprar com antecedência pra não correr o risco de ficar sem visitar e pra não pegar fila também! Entramos direto e foi maravilhoso pular aquela fila IMENSA do Coliseu!!!
Esse quesito vai de acordo com os seus gostos e o que você quer conhecer na cidade! Mas pesquise antes os horários das atracões, preços e compras antecipadas!
Nós compramos ingressos antecipados para o Coliseu (visita guiada do subterrâneo ao Belvedere), Museus do Vaticano e Sagrada Família.

Transporte!
Leia muito antes de ir, pra saber como funciona os metrôs e trens da cidade que você vai!
Em Lisboa, por exemplo, você precisa do ticket do metrô pra sair da estação! Então, não jogue fora depois que você entrar!
Em todos os sites e blogs está escrito pra VALIDAR O TICKET antes de embarcar nos trens da Itália, e é isso mesmo, em diversos passeios eles pediram o bilhete pra dar uma olhadinha ;) E se não tiver validado a multa é bem pesada e, claro, em euro! rs..

Chip de celular
Não compramos e não sentimos falta! Usávamos o wi-fi do hotel e de alguns lugares quando tinha wi-fi gratuito.
Para andar pela cidade o maravilho aplicativo MAPS.ME que funciona offline.
Para falarmos a língua nativa enrolávamos no portunholitalianolatim!
E assim fomos...e nos divertimos com cada descoberta! (Na Itália eles falam mesmo "Mamma mia" e "Estupendo!" rsrs...E você acaba aprendendo algumas palavras, isso é muito legal!)

Roteiro
Aí meus amores, é de acordo com o gosto de vocês!
Gostam de museus ou preferem passeios ao ar livre? Gostam dos lugares turísticos ou preferem os lugares mais escondidos? Provam comidas típicas ou comem qualquer coisinha mesmo?
Você faz o seu roteiro, no seu horário e conforme o cansaço! hehe...
E vai na fé que tudo dá certo! =)

Aplicativos usados antes e durante a viagem:
Melhor Câmbio (Pra trocar os euro tudo antes de ir!)
Booking (Hotéis reservados por aqui! E deu tudo certo!)
Maps.me (Mapas offline! Salva muito!)

Boa viagem =)

Beijos,
Gábi

7 comentários:

  1. Oi Gábi! Amo essa fase pré-viagem, esse momento de definir os destinos, os pontos que serão visitados, os restaurantes... A gente já começa a viajar sem sair de casa, né? Hahaha!

    Um beijo :*

    ResponderExcluir
  2. Oi Gábi

    Que sonho ir p Europa!!
    Adorei o post!!

    No geral, é mt caro msm a viagem?
    Ql cidade vc achou mais 'careira'??


    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fe!

      Das cidades que eu visitei a que eu achei mais cara foi Veneza!
      E quanto à viagem em si o que encarece é a passagem (por isso tem que ficar de olho nas promoções!!) Lá você pode economizar nas refeições, nas hospedagens e nos passeios!
      Aí varia de acordo com o orçamento, prioridades e vontades de cada pessoa! :)

      Beijos!
      Gábi

      Excluir
  3. Olá Gábi tudo bem???


    Eu curto muito a parte da preparação para a viagem, é tipo uma pré viagem... Realmente precisamos nos atentar as diferenças, aqui em Portugal também é necessário validar o ticket do metrô e do trem sempre!!!


    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Dé, também validei o ticket do Comboio aí em Lisboa, bem lembrado!

      Beijos!

      Excluir
  4. Eu já fui pra Europa e nos organizamos com três anos de antecedência hahahah!
    Clip de celular é uma coisa que pra mim não rolou, comprei um por lá e não funcionou :(
    Acho que tenho até hoje guardado de lembrança haha!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Por isso nem nos preocupamos com chip de celular, também ouvi reclamações! rsrs...

      Beijos!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...